Blog

Quem se beneficia do alarmismo astrológico?

Resposta óbvia seriam os astrólogos né? Mas não é bem assim!

Pra falar disso precisamos falar de capitalismo. E também de técnicas de psicologia positiva e até do “Querer, Poder e Conseguir” pra quem foi criado com essa premissa de nossa rainha matinal.

Vivemos num momento em que nós falamos direto com nosso cliente. Antigamente, a astrologia era feita (inclusive imposta) somente para os monarcas. Isso significa que eles eram muito bem pagos, até porque a Igreja não tinha menor interesse que a astrologia se popularizasse. Qual é o sentido de você ter uma promessa astrológica e benefícios do universo? Só se você rezar muito, entendem?

De lá ate hoje, quem trabalha com astrologia precisa

você gerar conteúdo que engaje. E nada engaja mais do que alarde. Os posts que mais engajam são os rápidos, engraçados e logo depois os polêmicos. E você precisa captar essa pessoa em até 3 segundos. Ora, alarmar prende, concordam?

E quando vc gera conteúdo que engaja, sua relevância cresce para o algoritmo, a entrega aumenta, seu publico aumenta e sua autoridade também. Veja que não necessariamente essa pessoa ganha dinheiro com isso. Ja conheci um astrólogo com 500 mil seguidores que nao se sentia seguro pra atender, ou seja: ele faz aquela Instagram somente para alimentar seu ego? Não sei, mas meu ascendente Touro não entende muito bem como um trabalho desse tamanho pode não virar nenhum retorno material.

Entendam que não estou aqui criticando nenhuma das formas. O astrólogo, desde 1730, quando perdeu o posto de ciência tem que sempre aprender a se reinventar, ressignificar sua arte e principalmente se posicionar e é aqui que eu quero chegar.

Não existe certo e errado mas existem seus valores e propósitos. A astrologia é um idioma e o astrólogo um tradutor. Cada um tem seu “sotaque” e sua cultura, mas isso não precisaria ser moldado pelo novo mundo do engajamento a qualquer custo. So que as pessoas precisam pagar contas. E em algum momento ou alguma mentoria lhe foi vendido que quem quer faz. E ai o profissional que se apaixonou pela arte de interpretar o céu precisa viabilizar sua vida pra isso. E ai a pessoa acaba tendo que abaixar preços, gerar conteúdos que engajam e principalmente nos convencer que precisamos daquele serviço. Entendam: ninguém precisa da astrologia. A astrologia ajuda a gente a se reconhecer. Ela é como Saramago dizia: Saímos da ilha pra ver a ilha. Mas porque nos somos a ilha. A conhecemos com muito envolvimento. Quando saímos dela a vemos com outra perspectiva. Com menos envolvimento, nos achando menos “alecrins dourados”ja que a democracia astrológica é perfeita. Todos nos temos as mesmas ferramentas num mapa.Não existem injustiças nem  privilégios nos astros. O presente, promessa ou influência do universo é idêntico para absolutamente todos os seres vives que aqui habitam.

Por isso, o alarmismo beneficia quem conta com a nossa ignorância sobre um assunto.E claro, quem se consulta não necessariamente entende de astrologia. Mas quando consumimos conteúdo em rede social, temos que ter esse olhar critico. E se você é uma pessoa que tende a se assustar, como eu, tem que saber o que lhe é positivo no sentido de te estimular. E ai mora o autoconhecimento. E aí sim mora a boa astrologia.

×